Diretoria do Banrisul, vamos conversar sobre intenção do governo Sartori de privatizar subsidiária do banco

2013.10.22_GREVEdia34_caminhada_baixa_andreavila-0558

As notícias que dão conta da intenção do governo José Ivo Sartori (PMDB) de vender a Rio Grande do Sul Seguradora, parceria do Banrisul com a Icatu Seguros, ensejou demanda da diretoria do SindBancários de solicitar audiência com a diretoria do Banco. Em ofício enviado na manhã desta terça-feira, 7/4, assinado pelo presidente do Sindicato, Everton Gimenis, e pela diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Corrêa, quatro temas são apresentados como de fundamental importância para os Banrisulenses  e que necessitam de esclarecimentos por parte da nova diretoria do banco.

Que fique bem claro que o SindBancários entende que a Constituição Estadual em seu Artigo 22º, parágrafos 2º e 3º, condiciona qualquer venda de patrimônio do Banrisul a autorização por plebiscito popular. O SindBancários  também  é contra à venda de patrimônio do banco público. Experiências do passado, como a venda do Meridional, trouxeram prejuízos aos trabalhadores. Representantes dos Banrisulenses que são, os dirigentes sindicais atuam em defesa dos interesses dos trabalhadores e lutam para preservar e ampliar direitos e benefícios. Veja ofício ao final desta reportagem.

As entidades representantes dos trabalhadores  entendem que a abertura de capital da subsidiária seguradora, o Plano de Carreira, o novo concurso já autorizado e a reabertura da migração para os novos planos complementares de aposentadoria da Fundação Banrisul de Seguridade Social (FBSS) afetam a todos os banrisulenses e são motivo de grande interesse.

“A nova diretoria está chegando. Precisamos sentar e conversar sobre temas que estão na ordem do dia e afetam todos os Banrisulenses. São 12 mil colegas que estão ansiosos pelo Plano de Carreira porque entendem que se trata de uma garantia de valorização àqueles que trabalham diariamente para garantir a saúde do banco. Também precisamos saber detalhes sobre a abertura de capital ou venda da participação do Banrisul na Rio Grande do Sul Seguros. Essas notícias incompletas deixam os Banrisulenses intranquilos”, diz o presidente do SindBancários.

No sábado, 4/4, a página 9 da edição impressa do jornal Zero Hora, noticia suposta intenção de venda de todo ou parte dos 49,99% da participação do Banrisul na parceria com a Icatu (que tem 50,01%). O texto sugere que tal participação valeria “bilhões” . O pedido de audiência ocorre para esclarecer valores e detalhamento do projeto de venda (se é que há um projeto neste sentido ligado ao Banrisul) de patrimônio público (leia reportagem aqui sobre pedido de transparência do Sindicato).

O interesse de abordar o Plano de Carreira relaciona-se a uma questão de tempo. O prazo para término do estudo e encaminhamento das conclusões da Comissão Paritária é o próximo 30 de abril. Esta data faz parta do Acordo Coletivo Aditivo formalizado após a greve de 28 dias entre os representantes dos trabalhadores e a diretoria do banco em outubro do ano passado. O SindBancários entende que todos os prazos e debates na Comissão Paritária, formada por representantes do banco e de entidades sindicais, foram cumpridos, restando apenas algumas questões relacionadas a critérios para determinar promoções por mérito.

Tanto a abertura de novo prazo para migração na FBSS quanto o novo concurso têm mobilizado o interesse dos Banrisulenses e suscitado dúvidas. Os representantes dos trabalhadores vão dizer aos novos diretores do Banrisul que o novo concurso é urgente para repor vagas de colegas que foram realocados para novas agências. O Banrisul está em expansão e não é justo que colegas trabalhem muito mais, pois isso tem repercussão na saúde. E a reabertura da migração repercute numa projeção de um futuro mais tranquilo.

Quatro temas para debater com nova diretoria do Banrisul

> Abertura do capital da nova seguradora;

> Plano de Carreira;

> Novo concurso autorizado;

> Reabertura da migração para FBSS.

Crédito foto: André Ávila

Fonte: Imprensa SindBancários